"FELIZ RELAÇÃO DO ANTIGO COM O ATUAL"
A pinacoteca foi projetada por Francisco de Paula Ramos de Azevedo, em estilo neo-renascentista italiano, entre 1897 a 1900, na área do Parque da Luz, para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios. A Pinacoteca de São Paulo possui um forte estilo monumental, em concordância com os princípios do ecletismo italiano, e, assim, se afirma como um dos mais importantes museus de arte do país. No Edifício, está disponível um acervo de mais de seis mil obras de arte, como pinturas, esculturas, desenhos e tapeçarias, sendo a maioria pertencente aos séculos XIX e XX.A Pinacoteca é constituída por três pavimentos com dois pátios internos, o que permite a ventilação e a iluminação da edificação.
Entre os anos de 1993 e 1998, ela sofreu uma reforma, comandado por Paulo M
endes da Rocha e sua equipe. A intervenção conciliou as estruturas em alvenaria portante antigas com as novas estruturas metálicas e uma cobertura transparente, estabelecendo diálogo com o edifício original. Amplos espaços foram abertos para acomodar o novo uso dado ao edificio. Com paredes de tijolos não revestidos e amplas janelas incorporadas ao referencial urbano, a Pinacoteca hoje, tem salões restaurados, pátios internos cobertos, telhado recuperado, iluminação específica e adequada para abrigar importantes exposições.A Pinacoteca é um feliz exemplo onde se vê a verdade do material original, associado à intervenção com uso de novos materiais, produzindo um efeito harmônico ao conjunto arquitetônico. Aliás, harmonia talvez seja a palavra síntese que expressar o que sinto todas as vezes que percorro seu interior. O edifício parece que produz certa introspecção, trazendo a tona momentos de paz, tranqüilidade e reflexões. Por si só poderíamos até dizer que o edifício se tornou uma das atrações significativas que compõem o conjunto maior do museu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário